top of page

2015 - Atual - Carbonatos no Acre: aspectos de gênese, composição e impactos ambientais

 

Descrição: O projeto tem como objetivo estudar a gênese, composição e os possíveis impactos ambientais da exploração de carbonato, ao longo de um trecho da BR 364 com intuito de fornecer subsídios ao manejo racional deste recurso mineral presente no estado do Acre.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (4) . 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Coordenador / Maria Antônia Cruz Félix - Integrante / Vanessa Brenda Souza Chaves - Integrante / Dheme Rebouças de Araujo - Integrante / Alcimone Maria da Costa Silva - Integrante / Meiriane de Sousa Brito - Integrante.

 

2013 - Atual - Levantamento Pedológico e Avaliação da Fertilidade dos Solos do Campus Floresta, Cruzeiro do Sul, Acre.

 

Descrição: O projeto tem como objetivo realizar o levantamento de solos e ambientes do Campus Floresta em nível detalhado de modo a subsidiar seu uso racional e permitir sua utilização de forma eficiente e eficaz na área experimental dos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Coordenador / Nilson Gomes Bardales - Integrante / Charles Henderson Alves de Oliveira - Integrante / Eliane Oliveira - Integrante / Sonaira Souza da Silva - Integrante / Sebastião Santos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Acre - Auxílio financeiro.

 

2012 - Atual -  Manejo e Utilização da Taboca Gigante (Guadua sp.) como Alternativa de Ecodesenvolvimento na Reserva Extrativista Chico Mendes

 

Descrição: projeto visa adaptar e gerar tecnologias e inovações, em conjunto com a comunidade por meio de pesquisa-ação, para para o uso sustentável das florestas com bambu, e diversificar as atividades produtivas na Reserva extrativista Chico Mendes e inserir o bambu nos sistemas de produção locais.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Coordenador / Idésio Luis Franke - Integrante / Nilson Gomes Bardales - Integrante / Eufran Ferreira do Amaral - Integrante / ELIAS DE MELO MIRANDA - Integrante

 

2011 - Atual - Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica

 

Descrição: Desenvolver trabalhos com comunidades rurais na Amazônia é sempre um grande desafio, em razão do uso predominante da terra está centrado no sistema de corte e queima da vegetação. Essa forma de utilização da terra tem se mostrado viável nos primeiros anos, mas no decorrer do tempo resulta em impactos negativos sobre os recursos naturais e condiciona a utilização de novas áreas de vegetação nativa. O grande desafio da atualidade é utilizar de forma racional as áreas desmatadas e recuperar aquelas em diferentes estágios de degradação, que podem ser melhor trabalhadas considerando o conhecimento local (etnoconhecimento) e sua inter-relação com o ambiente, que ao ser estabelecida, possibilita o diálogo entre a família rural e técnico (a) na busca de alternativas mais sustentáveis de utilização dos recursos naturais, especialmente dos recursos hídricos. Diante desse contexto, o projeto Construção Participativa e Sustentabilidade Hídrica tem como objetivo contribuir para a redução dos processos da degradação de nascentes e matas ciliares alteradas pela ação antrópica, com vistas à conservação e recuperação dos cursos de água da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, no Estado do Acre. O projeto está sendo realizado pela Cooperativa de Trabalho do Acre (Cootac), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com o Governo do Estado do Acre, Prefeitura Municipal de Rio Branco e apoio do Governo Federal. Atualmente, o projeto conta com uma equipe multidisciplinar formada por agrônomos, geógrafos, sociólogos, economista, gestor ambiental, zootecnistas, administração e estagiários (nas áreas de agronomia, engenharia florestal, ciências sociais, comunicação social e direito) e mensageiros (as) da água. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Integrante / Maria de Nazaré Costa de Macêdo - Coordenador / Maria Lucia Hall de souza - Integrante / Jose de Sá Pessoa - Integrante.
Financiador(es): Programa Petrobrás Ambiental - Outra.

 

2011 - Atual - Etnoconhecimento e Agrobiodiversidade entre os Kaxinawá de Nova Olinda

 

Descrição: Esta proposta de projeto MP6 busca estudar o etnoconhecimento e as práticas ligados aos recursos naturais e à agrobiodiversidade entre os Kaxinawá, promover sua valorização através de ações de intercâmbio e troca de saberes, investir em melhorias dos sistemas produtivos e na conservação de recursos genéticos. O foco do projeto são os Kaxinawá da região do Alto Rio Envira, município de Feijó-AC, compreendendo a Terra Indígena (TI) Kaxinawá de Nova Olinda. Com uma população de cerca de 250 pessoas, esse grupo possui uma boa organização social e política e tem buscado o fortalecimento da identidade cultural, ao mesmo tempo em que se preocupa com a preservação da TI. Assim, a Embrapa Acre foi demandada pelas lideranças kaxinawá dessa TI a fim de dar-lhes suporte na implantação de práticas de conservação ambiental e produção e dar visibilidade ao grupo em questões culturais relacionadas ao uso de recursos vegetais. As discussões com o grupo deram origem a esta proposta de projeto, cujo desafio é mostrar como o diálogo entre o etnoconhecimento e o conhecimento técnico-científico pode dar respostas positivas à gestão territorial e ambiental, melhorar a oferta de alimentos, conservar recursos genéticos importantes, valorizando a cultura local. Para dar conta das questões colocadas, a proposta foi estruturada em Planos de Ação responsáveis por atividades relacionadas com: vegetais utilizados como recursos terapêuticos e rituais; agrobiodiversidade e produção de alimentos; caracterização dos solos e mapeamento espacial e temporal do uso da terra; intercâmbios com outras TI, oficinas de troca de saberes, produção de material impresso e visual dirigido ao grupo e divulgação. A proposta enfatiza metodologias participativas, da etnobotânica, da etnoentomologia e da etnopedologia e práticas agroecológicas. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de metodologias e processos capazes de atender as necessidades dos kaxinawá e servir de referência para contextos semelhantes na reg. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Coordenador / Eufran Ferreira do Amaral - Integrante / Nilson Gomes Bardales - Integrante / Tadário Kamel de Oliveira - Integrante / Moacir Haverroth - Integrante.

 

2007 - 2009 - HOMEM E A FLORESTA, AS ÁGUAS E O SOLO: A INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA PARA SUSTENTAÇÃO DA VIDA NA REGIÃO ACREANA, BRASILl

 

Descrição: O objetivo deste projeto é realizar a caracterização morfométrica, análise dos aspectos sociais, hidrológicos e ambientais, assim como a mobilização comunitária e capacitação dos agentes locais (comunidades e técnicos), tendo como finalidade a construção do conhecimento, que garanta o empoderamento para a formulação de políticas públicas, no sentido de subsidiar a gestão integrada dos recursos hídricos, conservação e recuperação dos cursos d água da bacia hidrográfica do Riozinho do Rôla, localizado no município de Rio Branco, Acre... 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . 

Integrantes: Edson Alves de Araújo - Coordenador / Maria de Nazaré Costa de Macêdo - Integrante / Herly Carlos Teixeira Dias - Integrante / Elpídio Inácio Fernandes Filho - Integrante / Maria France Gontijo Coelho - Integrante.

 

bottom of page